CHAGDUD GONPA HISPANOAMERICA

Chagdud Gonpa Hispanoamérica foi fundada para satisfazer a aspiração de S. Ema Chagdud Tulku Rinpoche de estabelecer o darma de Buda, e particularmente as linhagens nyingmapa, nos países de língua espanhola da América Latina. Desde o Parinirvana de Rinpoche, em 2002, a organização está sob a direção espiritual de sua esposa e aluna, Chagdud Khadro.

Somos uma rede internacional de centros de fala hispana em America do Sul, cuja sede é Chagdud Gonpa em Tibet e Sengue Dzong («A Fortaleza do León») é o Templo emplazado em Lavalleja – Uruguai. 

No Uruguai, a uma hora e meia de Montevidéu, cercada por belos morros, há uma construção feita de pedra ao estilo arquitetônico do Tibete Oriental e do Butão, chamada Sengue Dzong e seu interior está sendo ornamentado.

Diariamente realizam-se entre outras práticas, Tara Vermelha e mensalmente oferecem-se em Sengue Dzong treinamentos sobre os “Quatro pensamentos que transformam a mente”. Em Fevereiro do 2010 realizamos nosso primeiro Drubdchod de Chenrezig orientado dirigido por Jigme Rinpoche, filho de S.E. Chagdud Tulku Rinpoche. A Sangha uruguaia também faz encontros em Minas, o cidade mais próximo a Sengue Dzong, bem como em Flórida. Em Montevideo, a sua Sangha pratica Tara Vermelha e Ngöndro (as Práticas Preliminares do budismo Vajrayana).

No Chile, há sangas dinâmicas do Chagdud Gonpa em Santiago e Pirque, cujo treinamento em meditação enfoca as práticas de Tara Vermelha, das Preliminares do Vajraiana e de Powa.

Na Venezuela, uma pequena sanga faz prática de Tara Vermelha em Mérida.

Contamos também com um comité internacional de tradutores e editores que trabalha com traduções ao espanhol de livros do dharma e de liturgias, os quais são publicados pela Editora Makara, em Brasil. Particularmente, Portas à Prática Budista continua sendo um tesouro tanto para os novos estudantes, como para os praticantes avançados

Um projeto conjunto do Chagdud Gonpa América do Sul e  Chagdud Gonpa Brasil envolve a criação de rodas de oração dentro das quais há mantras impressos do Buda da Medicina, e a sua instalação nos principais países da América do Sul. Nossa aspiração é que a intenção iluminada do Buda da Medicina, interdependente com a motivação pura daqueles contribuem para as rodas e com o poder do mantra, ajudará a evitar doenças, desastres naturais e epidemias na América do Sul.